Acesso rápido

10 agosto 2023

Alice Vieira distinguida nos Prémios da Lusofonia

A escritora Alice Vieira vai ser distinguida na edição deste ano dos Prémios da Lusofonia, na área Literatura. Para a escolha contribuiu «o percurso de cidadania trilhado na área do jornalismo e de produtividade e criatividade literária, no quadro das letras portuguesas, bem como no quadro das letras lusófonas». Ao nível da literatura propriamente dita, «não só pela multiplicidade das abordagens literárias cultivadas – literatura infantojuvenil, poesia, ficção e crónica» – a autora é também distinguida «pela universalidade e interculturalidade das incursões estéticas e narrativas, sempre estruturadas numa ótica de humanismo».

 

A distinção será entregue a Alice Vieira no próximo dia 7 de outubro, no Auditório do Casino do Estoril, durante a VII Edição da Gala Prémios da Lusofonia.

 

Os Prémios da Lusofonia foram criados por Isabel Leitão, em 2017, ano desde o qual tem galardoado personalidades e instituições que se distinguiram nas mais diversas áreas da Lusofonia: literatura, diplomacia, educação, cinema, teatro, música, cidadania, ação empresarial entre outras. Escritores prestigiados como Nélida Piñon (Brasil), José Luís Peixoto (Portugal) ou Olinda Beja (S. Tomé e Príncipe) foram alguns dos premiados na área Literatura, em edições anteriores.


Neste contexto é também entregue, anualmente, o Prémio Lusofonia, prémio de cariz simbólico com o qual já foram distinguidas personalidades como José Ramos Horta (Timor-Leste), Domingos Simões Pereira (Guiné Bissau), Ana Paula Laborinho (Portugal), José Maria Neves (Cabo-Verde), José Cassandra (S. Tomé e Príncipe), Carlos Lopes (Guiné-Bissau), António Sampaio da Nóvoa (Portugal), Murillo Rosa (Brasil) ou Manuel Coelho (Portugal).

Notícias

12 julho 2024

A LeYa foi distinguida com o selo "Empresa Solidária Amadora 2023". 

12 julho 2024

A Geração Ansiosa, do psicólogo norte-americano Jonathan Haidt, editado pela LeYa/Dom Quixote, promete ser um dos livros mais explosivos do ano. 

12 julho 2024

Um dos mais conceituados escritores da nova geração americana, Joshua Cohen, esteve em Lisboa como convidado da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) para...

12 julho 2024

O maior evento de discussão do futuro dos livros em Portugal e na Europa está de regresso. 

12 julho 2024

A youtuber de matemática Mathgurl é a cara da nova campanha de manuais escolares da LeYa Educação. 

12 julho 2024

A Escola Amiga da Criança termina o ano letivo com a sensação de dever cumprido.