Acesso rápido

09 outubro 2023

Romance Misericórdia vence prémios Urbano Tavares Rodrigues e PEN Clube

Em apenas cinco dias, duas novas distinções foram atribuídas ao romance Misericórdia. O já aclamado e premiado romance de Lídia Jorge venceu, a 5 de outubro, Dia Mundial do Professor, o Prémio de Novela e Romance Urbano Tavares Rodrigues 2023, instituído pela FENPROF, e, no dia 9 de outubro, foi anunciado como vencedor do prémio do PEN Clube Português de narrativa.

De acordo com o júri do prémio Urbano Tavares Rodrigues, constituído por Paula Mendes Coelho, Paulo Sucena e José Manuel Mendes, «Misericórdia confronta-nos com os nossos “últimos dias”, com o universo dos lares e residências onde são depositados e amontoados os que “vieram para ficar. (...) Um relato pungente dessa realidade cruel e complexa, […] uma radiografia ficcional ímpar das tensões e contradições que tal microcosmos potencia».

Esta é a segunda vez que Lídia Jorge é distinguida com o Prémio Urbano Tavares Rodrigues, pois já tinha sido a vencedora da segunda edição, em 2015, com o romance Os Memoráveis.

No caso do prémio atribuído pelo PEN Clube Português, o júri para a categoria de narrativa foi constituído por Mário Avelar, que coordenou, e por Ana Mafalda Leite e Luís Naves. Na mesma ocasião em que anunciou o prémio para Lídia Jorge, o PEN Clube premiou, também, na categoria de poesia, a escritora Andreia C. Faria e o seu livro “Canina”, editado no ano passado pela Tinta-da-China.

Os prémios do PEN Clube contam com o apoio da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) e distinguem obras nas categorias de Poesia e Narrativa, e de Ensaio e Tradução, sendo atribuídos de forma alternada. O valor associado aos prémios é de 5.000 euros.

Estas são mais duas importantes distinções para o romance Misericórdia, publicado em outubro de 2022 e que, de então para cá, atingiu em pouco tempo a 5.ª edição, venceu o Grande Prémio Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores, foi eleito o Melhor Livro Lusófono Publicado em França, está na corrida aos prémios franceses Médicis e FEMINA bem como ao Prémio Oceanos, no Brasil.

Uma vez mais, muitos parabéns a Lídia Jorge!

Notícias

23 fevereiro 2024

Baseado no romance homónimo da escritora Lídia Jorge, o filme O Vento Assobiando nas Gruas, da realizadora Jeanne Waltz, tem antestreia marcada para dia 27 de fevereiro, no Teatro...

02 fevereiro 2024

Entrevistada na edição de 26 de janeiro da revista do Expresso, da qual fez capa, a autora do multipremiado romance Misericórdia partilha as memórias em Moçambique,...

11 dezembro 2023

Realizou-se a 6 de dezembro, na sede da FENPROF, em Lisboa, a cerimónia de entrega do Prémio de Novela e Romance Urbano Tavares Rodrigues 2023 a Lídia Jorge, pelo...

10 novembro 2023

Os romances História de Roma, de Joana Bértholo (Caminho), A Última Lua de Homem Grande, de Mário Lúcio Sousa (Dom Quixote) e Misericórdia, de Lídia...

09 novembro 2023

O romance Misericórdia, de Lídia Jorge, foi esta semana declarado, em França, vencedor do Prémio Médicis Étranger.  

25 setembro 2023

Prestigiado Prémio ibérico foi anunciado na mesma semana em que  o romance "Misericórdia" foi nomeado para os prémios Médicis, em França.