Acesso rápido

09 novembro 2023

Misericórdia, de Lídia Jorge, vence Prémio Médicis Étranger 2023

É com grande satisfação que anunciamos que o romance Misericórdia, de Lídia Jorge, foi esta semana declarado, em França, vencedor do Prémio Médicis Étranger, distinção que recebe ex-aequo com o romance Impossibles Adieux, da sul-coreana Han Kang, que também será publicado pela LeYa/Dom Quixote, em 2024.

 

Esta é a primeira vez que o Prémio Médicis Étranger, criado em 1970, é atribuído a um autor de língua portuguesa. Com ele, Lídia Jorge reforça ainda mais um estatuto que já lhe pertencia – o da mais internacional das escritoras portuguesas. E que a partir de agora passa a estar ao lado de Milan Kundera, Julio Cortázar, Doris Lessing, Umberto Eco, Elsa Morante, Antonio Tabucchi, Philip Roth, Orhan Pamuk, David Grossman, alguns dos vencedores em anteriores edições. 

 

O anúncio da atribuição do Prémio Médicis a Misericórdia surgiu um dia depois de o mesmo romance ter vencido, em Portugal, a 26.ª edição do Prémio Literário Fernando Namora, atribuído pela APE, pela Associação Portuguesa dos Críticos Literários, pela Direção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas e pela sociedade Estoril Sol.

 

O percurso percorrido pelo mais recente romance de Lídia Jorge desde que foi publicado, em Outubro de 2022, não tem paralelo na literatura portuguesa: além dos recentes Médicis e Fernando Namora, venceu, em todos eles por unanimidade do júri, o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores; o Prémio Urbano Tavares Rodrigues; o Prémio do PEN Clube Português; o Prémio para o Melhor Livro Lusófono publicado em França. Chegou, ainda, aos finalistas dos Prémios FEMINA, também em França, e mantém-se na corrida ao Prémio Oceanos, um dos mais importantes para autores de língua portuguesa, cujo vencedor será conhecido no próximo dia 7 de Dezembro.

 

Misericórdia, atualmente na 6.ª edição, um livro absolutamente novo na obra da autora e muito provavelmente em toda a literatura portuguesa, tem já os direitos de publicação vendidos para Espanha (La Umbria y La Solana), Alemanha (Secession), Colômbia (Tragaluz) e México (Elefanta), além de França, onde foi editado pela Métailié.

 

Entre 25 de Novembro e 3 de Dezembro, Lídia Jorge será uma das escritoras convidadas da FIL, a Feira Internacional do Livro de Guadalajara, onde a escritora participará no lançamento da edição mexicana de Misericórdia.

 

MUITOS parabéns a Lídia Jorge!

Notícias

23 fevereiro 2024

Baseado no romance homónimo da escritora Lídia Jorge, o filme O Vento Assobiando nas Gruas, da realizadora Jeanne Waltz, tem antestreia marcada para dia 27 de fevereiro, no Teatro...

02 fevereiro 2024

Entrevistada na edição de 26 de janeiro da revista do Expresso, da qual fez capa, a autora do multipremiado romance Misericórdia partilha as memórias em Moçambique,...

11 dezembro 2023

Realizou-se a 6 de dezembro, na sede da FENPROF, em Lisboa, a cerimónia de entrega do Prémio de Novela e Romance Urbano Tavares Rodrigues 2023 a Lídia Jorge, pelo...

10 novembro 2023

Os romances História de Roma, de Joana Bértholo (Caminho), A Última Lua de Homem Grande, de Mário Lúcio Sousa (Dom Quixote) e Misericórdia, de Lídia...

09 outubro 2023

Romance de Lídia Jorge recebe duas importantes distinções na mesma semana.