29 janeiro 2024
A LeYa e a Livraria Buchholz trazem uma novidade dedicada aos mais novos: é já a partir de fevereiro que lançam o Clube de Leitura Juvenil, A CULPA É DOS LIVROS.
Trata-se de um ponto de encontro de leitura, partilha de histórias, ideias e emoções, destinado a jovens entre os 12 e os 14 anos e que funcionará uma vez por mês, aos sábados de manhã, na recém remodelada Livraria Buchholz, em Lisboa.
A primeira sessão realiza-se no dia 10 de fevereiro (sábado), entre as 11h e as 12h30. As sessões são livres, mas sujeitas a inscrição, através do link: https://bit.ly/aculpaedoslivros
Carolina Vaz Pinto, responsável pelo Clube de Leitura, estudou Literaturas e Culturas Modernas e é atualmente assistente editorial na Dom Quixote. “Com este clube gostaria de recriar este espaço de conversas que foi muito importante para me tornar a leitora que sou”.
A LeYa Sempre conversou com Carolina Vaz Pinto, para ficar a conhecer melhor e partilhar com todos os colegas, pela sua voz, o novo Clube de Leitura Juvenil A Culpa é dos Livros.
“O nome é uma referência ao livro A Culpa é das Estrelas, de John Green. Estava com várias ideias, todas baseadas em títulos de livros ou com referências a personagens, histórias e este foi o que me soou melhor!”, referiu Carolina, acerca da escolha do nome para o clube.
Ao longo das sessões, orientadas por Carolina, serão dadas sugestões de livros apropriados à idade e ao estilo de cada um, a partir das quais os jovens LeYtores poderão escolher os livros que querem ler. “A única «regra» é que não vou obrigar à leitura de qualquer livro. Quero que seja iniciativa e no fundo estou a tentar contrariar a obrigatoriedade da leitura escolar. Pensei em fazer por temas (ex: personagens, finais preferidos, séries de livros), em que cada um leva o que já leu. Se depois eles quiserem ler um em conjunto, eu estarei aberta a isso.”
O clube destina-se a jovens entre os 12 e os 14 anos, “uma idade em que a conversa já é bastante fluída e que eles pudessem ir mais fundo no que leem e no que sentem quando leem. Acho que é uma boa idade para começar a olhar mais para dentro de cada um através dos livros que escolhemos”, partilhou a orientadora do A Culpa é dos Livros.
Neste clube, os jovens poderão partilhar histórias, ideias e emoções: “ao mostrar que ler é divertido, que a conversa sobre os livros não se baseia na gramática e na parte literária – sem tirar qualquer valor a esta parte -, mas também na parte humana e psicológica. Quero que seja um espaço seguro para a partilha.”
Todos os colaboradores da LeYa estão convidados a trazer os seus jovens LeYtores e também a divulgar a iniciativa, junto de família e amigos, podendo fazê-lo através das imagens abaixo.
Boas LeYturas!
11 setembro 2024
Depois do sucesso das sessões anteriores, o próximo encontro do Clube de Leitura Buchholz já tem data marcada. Dedicada ao tema “Mediterrâneo”, a sétima...
22 abril 2024
A mostra Proibidos: Livros Censurados Durante o Estado Novo está em destaque, num artigo exclusivo do Expresso acerca da exposição de livros raros, histórias de...
05 abril 2024
A par dos lançamentos das várias chancelas da LeYa e de outras editoras, a Livraria Buchholz continua a apostar em propostas programáticas ecléticas, enquanto...
02 fevereiro 2024
Depois do sucesso da primeira sessão, que teve casa cheia, o próximo encontro do Clube de Leitura Buchholz já tem data marcada. Dedicada ao tema Sexo e Erotismo, a segunda...
22 dezembro 2023
A Livraria Buchholz continua a apostar na sua programação, enquanto espaço de cultura, e acaba de lançar o novo Clube de Leitura Buchholz, que inicia em 2024, com...