Acesso rápido

01 março 2024

Lançamento Mundial de Gabriel García Márquez

Isto porque é já na próxima quarta-feira, 6 de março, dia do lançamento mundial, que chega às livrarias o romance póstumo de Gabriel García Márquez, Vemo-Nos em Agosto, desde há muito anunciado e agora finalmente editado.

No ano em que se assinalam dez anos desde o desaparecimento de Gabriel García Márquez (1927-2014), cuja obra é publicada pela Dom Quixote, o mundo foi surpreendido com a notícia de que um romance inédito havia sido encontrado no baú de manuscritos do autor de Cem Anos de Solidão, que os seus herdeiros decidiram agora publicar.

O grande escritor colombiano, um dos maiores de todos os tempos, Prémio Nobel da Literatura, autor de uma obra que marcou gerações e gerações de leitores por esse mundo fora, falou pela primeira vez da intenção de escrever este livro em 1999, no decorrer de uma leitura de contos que o próprio fez na Casa América de Madrid, onde apresentou um fragmento e um ponto de partida para um futuro romance.

Ele aí está, tantos anos depois, Vemo-Nos em Agosto será sem dúvida um dos livros mais lidos, mais analisados e mais debatidos dos próximos tempos.

Distinguido com o Prémio Nobel de Literatura em 1982, Gabriel García Márquez publicou o seu primeiro conto, A Terceira Resignação, aos vinte anos, e no ano seguinte deu início ao seu percurso jornalístico. Durante mais de meio século dividiu-se entre estes dois ofícios, enfeitiçado pelo «amargo encanto da máquina de escrever».

Considerado o expoente máximo do «realismo mágico», afirmou sempre: «Não há nos meus romances uma linha que não seja baseada na realidade.»

Foi, definitivamente, o criador de um dos mundos narrativos mais ricos que a língua espanhola produziu no século XX, e o carácter universal da sua obra coloca-o entre os maiores escritores de sempre.

Notícias

27 novembro 2023

Foram esta semana apresentados publicamente, no Oceanário de Lisboa, os resultados do estudo exploratório – "Bem-estar e felicidade nas escolas portuguesas".

27 novembro 2023

Começam a sair as primeiras listas de “melhores do ano”.

10 maio 2024

  A sessão de apresentação do livro Carlos Gil - Um Fotógrafo na Revolução decorreu na passada sexta-feira, na Fundação Mário...

10 maio 2024

A Verdade sobre o Facebook — porque me tornei delatora e quis contar toda a verdade, o livro de Frances Haugen, publicado pela LeYa/ Oficina do Livro, tem estado em destaque na imprensa...

10 maio 2024

Manuel Alegre é o autor do mês de maio da icónica Livraria Lello. O autor, poeta e político português estará, no próximo dia 17 de maio pelas 21h,...

10 maio 2024

O escritor angolano João Melo recebeu ontem, em Braga, o Prémio de Literatura dst Angola/Camões. Com o valor de 15 mil euros, o prémio distingue livros editados em poesia...