Acesso rápido

01 julho 2024

PRÉMIO LEYA Cerimónia de entrega do Prémio LeYa 2023

Será na Residência Oficial do Embaixador do Brasil em Portugal, na próxima quarta-feira, a partir das 18h30, que o escritor brasileiro Victor Vidal irá receber o Prémio LeYa 2023, atribuído ao romance Não há Pássaros Aqui, no decorrer de uma cerimónia aberta ao público que contará igualmente com a presença de outro escritor também brasileiro, Stênio Gardel, que com o livro A Palavra que Resta, recentemente publicado pela Dom Quixote, conquistou o National Book Award, proeza nunca antes alcançada por um autor de língua portuguesa.

 

A cerimónia de entrega do Prémio LeYa é sempre um momento de celebração. Da literatura escrita em português e do autor consagrado. No caso de Vitor Vidal, 32 anos, vencedor da 16.ª edição, conseguiu o feito de arrecadar o prémio com o seu romance estreia, que imediatamente conquistou o júri, presidido por Manuel Alegre, que justificou deste modo a distinção:

 

«O Júri começa por sublinhar a coerência da escrita correntia, tão adequada à inserção de uma história invulgar de grande violência e de segredos escondidos na aparente banalidade do quotidiano.
Mas não valoriza menos o acerto da análise psicológica, tanto no resgate da memória da infância, quanto perante os acontecimentos mais brutais das relações familiares (em particular entre filha e mãe).
Na escrita orgânica deste romance está sempre presente a materialidade do corpo e as diferentes formas de o dizer e de o ferir, ao mesmo tempo que os mistérios se vão desvendando com a mesma força com que no fim a pintura reveladora, mas dilacerante, tem de ser destruída.»

 

Em Não há Pássaros Aqui, com personagens inesquecíveis e desconcertantes, deparamos com uma reflexão madura sobre o modo como aquilo que vivemos na infância determina a nossa vida adulta e como tendemos a reproduzir comportamentos a que assistimos, mesmo quando friamente os condenamos.

 

Na próxima quarta-feira, vamos poder ouvir o próprio Victor Vidal falar sobre este livro e, também, sobre a reviravolta que a sua vida sofreu, no bom sentido, depois de, a 15 de novembro de 2023, ter sido declarado vencedor do Prémio LeYa. A seu lado, estará Stênio Gardel, também ele premiado, que nos vai dar a conhecer de que forma A Palavra que Resta foi capaz de se tornar um sucesso que foi muito para além das fronteiras do Brasil.

A conversa entre Victor Vidal e Stênio Gardel será moderada pelo jornalista João Gabriel de Lima. 

 

Todos são bem-vindos!

Notícias

20 maio 2025

Foi com enorme entusiasmo que a LeYa Educação e a ASA promoveram um evento escolar muito especial, este sábado, que contou com a presença do renomado professor e...

20 maio 2025

Reforçando a sua já fortíssima implantação no mercado internacional, o multipremiado romance Torto Arado, de Itamar Vieira Junior, acaba de ser lançado na...

20 maio 2025

Depois de ter sido o livro de não-ficção mais vendido em Portugal, em 2022, a ASA edita agora A Mais Breve História da Rússia (Em BD), do jornalista José...

20 maio 2025

Foi na passada quarta-feira, no Cine-Teatro Elisa Tavares Bonacho, na Golegã que decorreu a apresentação do livro Uma Aventura na Curva do Rio, o mais recente livro da...

20 maio 2025

Chimamanda Ngozi Adichie, uma das mais conceituadas vozes da literatura mundial, esteve em Lisboa como convidada da FLAD para mais uma edição de Meet the Author.

20 maio 2025

Depois da entrega do prémio e da apresentação de Helena Roseta, foi a vez de Nuno Duarte confessar que a sua vida nunca mais foi a mesma depois de, no dia 6 de Novembro de 2024,...