Acesso rápido

04 outubro 2024

Dia Mundial do Professor

A 5 de outubro celebra-se o Dia Mundial do Professor, uma data consagrada àqueles que escolheram dedicar a sua vida a ensinar, a educar, a apaixonar crianças e jovens pelo conhecimento e a observar o mundo sempre com o olhar curioso da descoberta.

Para comemorar esta data tão importante, a LeYa Educação convidou os professores a participar da campanha "Para mim, ser professor/a é..." com o envio de uma frase que complete a afirmação. As 500 melhores frases serão premiadas com uma caneca de Autores notáveis, que, tal como os Professores, de alguma forma através da sua obra, transformam a vida de quem com eles contacta.  

A Escola Amiga da Criança também assinala este dia com uma surpresa especial destinada a todos os professores: um vídeo e um texto do escritor João Pedro Mésseder, como forma de reconhecimento pelo papel crucial que os professores desempenham na educação e formação dos jovens.

Convidamo-vos a ler o texto da autoria de João Pedro Mésseder.

 

Oferecer outro coração a quem já tem um coração

Por João Pedro Mésseder

Sempre me tocaram fundo as histórias de professores inesquecíveis. A do que acendeu as luzes das primeiras letras e transportou com mão segura os seus alunos da meninice à idade de se tornarem mulherzinhas, homenzinhos...

A da professora de voz meiga, mas firme, impecável dicção e palavras de encorajamento, que ensinou tantos a amar a língua portuguesa e a usá-la o melhor possível, na escrita e na oralidade. A do mestre de Matemática que de repente acendeu outras luzes: a das equações e a da geometria, em toda a sua beleza. A do professor de História que levava os adolescentes a viajar no espaço e no tempo e a conhecer mundo. A da professora de Alemão com quem se aprendia, em dias sombrios, a resistir às adversidades e a lutar por valores democráticos e pela justiça social. A da professora que amava os livros e a literatura e que, sem o saber nem fazer uso de elogios desmedidos, formou leitores e escritores até…

Mas depois chegava a que poderia não se apresentar como grande sábia da sua ciência, mas que era, isso sim, sábia da vida, capaz de estimular cada um a aprender por si e a crescer, a pensar no outro e a dar valor à sua passagem pelo mundo. Ou o professor cujas palavras e modulações de voz e de pronúncia punham sempre os alunos a sorrir e, não raro, a gargalhar. Ou ainda o que se distinguia pelo porte, pela discrição e pelo bom gosto do vestir, pela clareza da exposição e da voz, e pela sensibilidade estética (expor bem será sempre uma grande arte que é preciso aprender a dominar, não substituível pelas tecnologias). Ah, e aquele que, em pleno inverno, fazia as aulas de Educação Física na piscina aquecida da escola secundária para gáudio da miudagem (sim, há escolas secundárias públicas que possuem piscina coberta!). E havia a professora de origem africana e o ilhéu, o transmontano e a do Alentejo, para não falar da algarvia….

Quanta variedade dialetal e de culturas! Professores que às vezes eram músicos ou escritores, artistas visuais ou do teatro amador, ou então com a paixão pela vida natural: dos animais, das plantas, das rochas (sim, que as pedras têm vida)…

Muitas vezes, mesmo oculto por certa secura ou timidez, pressentia-se um coração. Outros havia que quase o tinham, o têm, à flor do rosto, à flor da voz.

É por isso que, no Dia Mundial do Professor, construir um coração para oferecer a uma professora, a um professor será sempre um gesto de humanidade e de respeito, um gesto de paz e de muito apreço.

Nenhuma comunidade humana é digna de tal nome, se não prezar e valorizar os seus professores.

Notícias

20 maio 2025

Foi com enorme entusiasmo que a LeYa Educação e a ASA promoveram um evento escolar muito especial, este sábado, que contou com a presença do renomado professor e...

20 maio 2025

Reforçando a sua já fortíssima implantação no mercado internacional, o multipremiado romance Torto Arado, de Itamar Vieira Junior, acaba de ser lançado na...

20 maio 2025

Depois de ter sido o livro de não-ficção mais vendido em Portugal, em 2022, a ASA edita agora A Mais Breve História da Rússia (Em BD), do jornalista José...

20 maio 2025

Foi na passada quarta-feira, no Cine-Teatro Elisa Tavares Bonacho, na Golegã que decorreu a apresentação do livro Uma Aventura na Curva do Rio, o mais recente livro da...

20 maio 2025

Chimamanda Ngozi Adichie, uma das mais conceituadas vozes da literatura mundial, esteve em Lisboa como convidada da FLAD para mais uma edição de Meet the Author.

20 maio 2025

Depois da entrega do prémio e da apresentação de Helena Roseta, foi a vez de Nuno Duarte confessar que a sua vida nunca mais foi a mesma depois de, no dia 6 de Novembro de 2024,...